HomeMapa do SiteContato
EmpresaCursosNotíciasServiçosIndústriasParceirosEmpresas para Negociação
Voltar

50 ferramentas gratuitas (ou bem acessíveis) para ajudar você em seu pequeno negócio
02/03/2016 | 19:08:09

shutterstock_189811220

Abrir um novo negócio é uma tarefa árdua. Além da burocracia, o pequeno e médio empresário nem sempre conhecem noções básicas de empreendedorismo e quais ferramentas têm ao seu dispor.

Por isso, fizemos essa lista com 50 plataformas que facilitam a vida do microempresário e que abrem as portas para o marketing digital, mostrando que uma boa ideia, mesmo que modesta, tem potencial para atingir grandes públicos.

Para facilitar, dividimos em 4 partes: para iniciantes nos negócios, aplicativos funcionais, aperfeiçoamento de marca no ambiente digital e finanças. Divirta-se!

 

TENHA PACIÊNCIA COM QUEM ESTÁ COMEÇANDO

 shutterstock_234315202

Nomes Para Um Negócio

Se para escolher o nome de um filho é difícil, a mesma questão ocorre na hora de nomear um negócio. Mas até para isso existe um meio. A ferramenta baseia-se em três etapas para o processo de naming: Geração de alternativas de nomes, adequação estratégica e registro & proteção.

 

Funil de Ideias

Se você ainda não sabe o que quer empreender, esse é um começo. A ferramenta parte de duas abordagens: uma sobre a vivência do empresário (quais os hobbies, interesses e vida pessoal) e outra sobre a tendência do mercado. Como um funil, ele vai reduzindo as ideias de uma lista extensa para uma mais focada. Com isso, tem-se a base para um plano de negócios.

 

Business Model Canvas

Utilizada por diversas startups, pois define um planejamento do modelo de negócios. Entre outras utilidades, o BMC ajuda a saber como deve ser a atuação do empreendimento e relaciona outras informações referentes à empresa.

 

Análise de 360° da Oportunidade de Negócio

Se você já tem uma ideia, mas quer saber se ela é viável, essa análise pode te ajudar. Avaliando aspectos internos e externos, ela auxilia inclusive o empresário a ter uma ideia mais consistente e exata do projeto. Ao final, o empreendedor terá um mapa indicando dados verticais e horizontais e saberá da possibilidade de acerto.

 

Canvanizer

Compartilha suas ideias num modelo de negócios do Canvas, registrando insights de brainstorms e analisando se eles são viáveis para empreendimento.

 

Business Model Designer

Ferramenta colaborativa que apresenta diversos modelos de negócios prontos para o novo empreendedor explorar e se inspirar.

 

APPS ÚTEIS NO DIA A DIA

shutterstock_250627297 

Modelo de Contrato Social

O documento permite formalizar o pedido de abertura de empresa junto ao Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ). Contudo, é importante apontar que o modelo deve ser preenchido sob a orientação de um advogado, sendo disponibilizado aqui somente com caráter lúdico.

 

 

5S

A bagunça pode atrapalhar tanto a vida pessoal quanto a profissional. Essa técnica japonesa emprega os ensinamentos dos 5S, que no idioma significam Seiri, Seiton, Seisô, Seiketsu e Shitsuke (Classificar, Organizar, Limpar, Padronizar e Manter, respectivamente). A ferramenta preza pela disciplina em escritórios.

 

Slide Shark

Para quem trabalha com documentos e apresentações diversas, este instrumento é interessante. A ferramenta permite que você coloque arquivos no seu celular sem perder a formatação original, além de poder compartilhar o conteúdo com outras pessoas. Disponível para iPhone.

 

LogMenIn

A desculpa de não ter salvo um documento no pen-drive não vai mais colar. Com esta ferramenta, é possível acessar, do seu celular, o conteúdo de qualquer apresentação ou arquivo do seu computador de casa ou da empresa. É necessário que o equipamento em questão também tenha o app. Disponível emiPhone e Android.

 

Google Keep

A nova ferramenta do Google funciona como um bloco de notas mais eficiente. Permite áudio e diferenciação de cor para saber as prioridades e pode ajudar empresários cujas agendas são atarefadas e cheias de imprevistos.

 

Evernote

Similar ao Google Keep, essa ferramenta possibilita fazer anotações em texto, áudio e imagem. Uma funcionalidade interessante é que o instrumento pode ler palavras escritas em documentos de imagens.

 

Google Trends

O instrumento é bacana, pois permite saber se determinada palavra-chave é bastante procurada nos mecanismos de busca ou não. Com ela, você pode descobrir se os termos que você informa em seu site são relevantes.

 

Skype

Reuniões, encontros marcados de última hora, viagens de longa distância, tudo pode ser resolvido por meio desta ferramenta, que é uma das mais populares. Funciona para fazer conferências e os usuários podem utilizar texto, áudio ou vídeo para se comunicarem.

 

Doodle

O app permite conciliar os horários de várias pessoas para uma reunião. A interface simples exibe uma tabela com diversos horários e quem pode, ou não, participar daquela conversa.

 

MindMeister

A ferramenta ajuda o empreendedor a traçar uma mapa mental dos seus planos. Assim, ideias e estratégias são exibidas com mais facilidade.

 

Trilha do Empreendedor

Produzido pelo SEBRAE, o app indica 8 passos para abrir um negócio. Disponível para iPhone e Android.

 

Periscope

Este app faz transmissão ao vivo de vídeos para o mundo todo, o que pode ser interessante na hora de divulgar um show, produto ou evento importante. Disponível em iPhone e Android.

 

Camscanner

O app simula o funcionamento de um scanner. Basta posicionar o smartphone sobre a imagem ou documento que ele o registra, tornando o arquivo mais legível. Disponível para Android. 

 

PROJEÇÃO, PROSPECÇÃO E PRESENÇA ONLINE

shutterstock_251596087 

Aidala

A ferramenta auxilia na elaboração do planejamento de marketing e vendas, levando em consideração recursos escassos, tempo e outras variantes.

 

MBWA (Management By Walking Around)

Trata-se de uma ferramenta para gestão de pessoas, que ajuda o empreendedor a incentivar e refletir sobre o trabalho de seus funcionários.

 

Formação de Equipes Empreendedoras

A ferramenta auxilia empreendedores a abordar seus funcionários, questionando-os com grandes propósitos e visão inovadora.

 

Conselho Consultivo

Mesmo que a empresa chegue ao topo, não é bom permanecer na zona de conforto. O instrumento coopera oferecendo um panorama amplo sobre o empreendimento, melhores práticas de gestão, expertise em temas de estratégia e vendas.

 

Check-Up da Gestão de Produção e Operações

Direcionado a empresas de pequeno porte e que tenham linha de produção, serve para gerir operações e avaliar ajustes. A ferramenta funciona como um autodiagnóstico, trazendo questões que demandam notas de avaliação.

 

Google Meu Negócio

Indicada para pequenas e médias empresas, a recente plataforma do Google cadastra o negócio online em cinco minutos, pretendendo democratizar o processo. O empreendedor terá acesso a dados de quantas pessoas visualizaram sua página, nível de engajamento e podem acessar a ferramenta de forma simples, seja pelo computador ou smartphone.

 

Google AdWords

O serviço é um dos mais conhecidos do gigante de tecnologia. Ele mistura anúncios e palavras-chave para aumentar o tráfego para o seu website – e a vantagem é de pagar só se houver clique. O empreendedor também pode definir um orçamento máximo.

 

Google Webmaster Tools

A ferramenta disponibiliza acesso a diversos relatórios, que incluem dados do site e pesquisas do Google.

 

Google Analytics

Essa ferramenta de monitoramento é bem completa e permite ao empreendedor descobrir as fontes de tráfego, quantas pessoas estão acessando o site, qual página indexada é amais visualizada e diversas outras funcionalidades.

 

LaunchPad

A ferramenta oferece soluções para validar hipóteses de negócios através de testes; funciona como um hub.

 

Ubersuggest

A ferramenta é ótima para quem quer potencializar o SEO da empresa. Por meio de uma palavra-chave, o instrumento fornece uma lista com diversos termos para seus textos e/ou campanhas.

 

Bing Webmaster Tools

O rival do Google correu atrás para apresentar uma ferramenta eficiente. Nela, o empreendedor cadastra o site da empresa, que passa por um analisador de SEO. O instrumento, então, oferece indícios de como melhorar o código do website e sua indexação em mecanismos de busca.

 

Moz

O app analisa toda sua presença online: site, redes sociais, código on-page e concorrentes. A ferramenta apresenta seu próprio analytics, monitora palavras-chave e outras aplicações. Você pode fazer um teste gratuito de 30 dias.

 

Woorank

Simples e direta, para usar a ferramenta basta indicar a URL do seu site para que ela seja analisada de acordo com as principais métricas de SEO. Oferece um panorama geral do que está bom, médio e ruim em sua página.

 

Optimizely

Adotando o método de teste de otimização, a ferramenta compara duas páginas (A e B) do site para avaliar qual tem maior potencial de adesão e o que precisa ser feito para melhorar seus resultados.

 

HubSpot SEO

A ferramenta mostra relatórios completos da prática de SEO de sua página, aponta o que pode ser melhorado, sugere e monitora palavras-chave, o que pode aumentar o tráfego orgânico e a performance do website.

 

Alphacode

Voltada para lojas virtuais, desde a criação até a customização, foca em plataformas Open-Source (de código aberto).

 

DualStore

A ferramenta é uma plataforma de e-commerce e o empreendedor poderá acompanhar os processos de realização de compra e entrega do pedido para cada cliente.

 

Loja Azul

O serviço disponibiliza uma plataforma para criação de loja virtual e ERP nativo. Nele, o empreendedor pode: cadastrar produtos, controlar estoque, fornecedores, clientes e pedidos, contas a pagar e receber. Ele ainda se integra ao Facebook, PagSeguro e outros instrumentos.

 

Loja Virtual

Com plano gratuito por tempo indeterminado, a plataforma funciona para micro e pequenas empresas. Possui layout personalizado, domínio próprio, integração com o Mercado Livre e Facebook.

 

Shopitos

Plataforma online gratuita para edição e administração de lojas virtuais. A interface fácil também é um dos atrativos.

 

Facebook

Impossível falar em marketing digital e presença online sem citar a importância desta rede social para qualquer negócio. Com 1 bilhão de usuários ativos por mês e quase 80 milhões no Brasil, é relevante ter uma página dentro desta ferramenta. Nela, você pode divulgar seu produto ou serviço, fazer campanhas e fazer com que o público-alvo interaja com sua marca.

 

Twitter

Outro gigante das redes sociais, a plataforma funciona como um microblog em que mensagens de até 140 caracteres são tweetados para os seguidores. Os tweets comportam vídeo, imagem e gif. O Twitter também funciona como uma linha direta entre os fãs e a marca, constituindo ferramenta ágil para dar respostas e suporte.

 

LinkedIn

Esta rede social tem a peculiaridade de ser pensada exclusivamente para profissionais. Especialistas e CEOs são figuras constantes dentro desta ferramenta que pode ser útil na hora de realizar novos negócios e prospecções.

 

DE OLHO NO BOLSO E NA CRISE

shutterstock_262335101 

Fluxo de Caixa Básico

A parte financeira de uma empresa é tão importante quanto qualquer outra. Para isso, a ferramenta permite ajudar com os fluxos de capitais que entram e saem do seu caixa, fazendo as vezes de um contador.

 

QuickBooks ZeroPaper

Voltado para solucionar problemas da área de finanças, a ferramenta simula uma planilha, apresentando gestão de fluxo de caixa, relatórios e integração de dados da conta bancária. Funciona para autônomos, MEIs e microempresas.

 

Planilha Para Projeção de Vendas

Dividida em quatro abas, a planilha permite analisar se o seu negócio é estável durante o ano todo ou sofre baixas com a sazonalidade. A visão panorâmica possibilita o projeção de vendas e seus resultados.

 

 Orçamento Base Zero (OBZ)

Empreender com recursos mínimos nem sempre é fácil, por isso a ferramenta ajuda a visualizar os principais gastos, orientando contra custos supérfluos e priorizando os fundamentais. Indicada para empresas com, pelo menos, um ano de funcionamento.

 

Planilha de Projeção de Resultados

Focada em empreendedores individuais (MEI), a planilha apresenta campos para inclusão de dados da empresa, projeções de vendas e saídas de caixa. O empreendedor controlará, dessa forma, suas contas, minimizando problemas.

 

BizExpense

O app ajuda a controlar gastos, exibindo gráficos com custos de diversas categorias. Disponível para iPhone.

 

Pipedrive

Indicado para quem trabalha com vendas, a ferramenta acompanha fluxo de compra de produtos, fornecendo informações de performance e metas.

 Redação Inovadores ESPM | Editado por Franchisingbook.com.br

Fontes: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Exame, Administradores, A Guerra do SEO, e-Commerce Brasil, O Globo, Konkero.



   
cadastrar | esqueci minha senha
Confidencial 4
Setor: Mobile Marketing
Produto/Serviço: Prestação de serviço de mídia por celular via sms
Confidencial 2
Setor: Implementos Rodoviários
Produto/Serviço: Semi-reboques e tanques
ver todas
01/10/2016
Empreendedores criam app que resolve fila na saída da escola

07/09/2016
Franquia de croasonhos artesanais segue expandindo

ler todas
Curso - Gestão de Riscos em Construtoras
Local: Parque Tecnologico Univap
Curso - Como se Preparar para Abertura de Capital (IPO)
Local: Parque Tecnológico Univap
ver todos
Cadastre seu e-mail para receber informações atuais e notícias.
Cadastra Remove
 
  Av.Alfredo Ignácio Nogueira Penido, 255 - sala 402 - CEP 12246-000 - São José dos Campos/SP - Tel. (12) 3942-2620 / 3942-2611  
Compatível com os browsers IE, Firefox e Opera Site construído com os Padrões Web Internacionais do W3C! CSS segundo os Padrões Web Internacionais do W3C!